top of page

A saga da Mulher Negra Empreendedora


Pesquisa recente do Sebrae feita a partir de dados da PNADC, do IBGE, mostram que Mulheres negras são donas dos negócios menores e que apenas 8% dessas empresárias contratam funcionários.

Triste porém Real.

Nós, mulheres negras que estamos á frente desses tais negócios, conseguimos sentir essa estatística com um peso desanimador.


Não basta correr do CLT onde já foi constatado que ganhamos 57% a menos do que homens brancos e 42% a menos que outras mulheres brancas. A perseguição da estatística negativa, não cansa de nos alcançar.


Sinceramente, esse texto não visa pedir Igualdade. Na verdade eu quero deixar registrado pra outras mulheres negras, pra que elas leiam quando sentir aquele desânimo e não sabe o que tem de errado com seu negócio.

Sabe quando você percebe aquela porta se fechando sem motivos aparentes? Sua cor pode ter sido decisória.

Sabe aquele olhar um pouco discriminatório que você sentiu e depois ignorou? Sua cor pode ter sido a "causadora".

E não sou eu quem está dizendo isso, mas sim as estatísticas.


Me desculpem se até aqui o texto foi desanimador. O intuito não é esse. Eu quero que você entenda que a jornada empreendedora já é por si só desafiadora. Ser uma mulher negra nesse ambiente é ser resistente, não a uma cliente mas sim a uma estrutura social.


Não haverá trégua, não haverá apoio absoluto. Algumas vezes sua intuição vai te dizer qual é o verdadeiro motivo. E eu sei que você não vai se apoiar nele pra ser "vítima". Só entende quem vive na pele. E eu te entendo.


Vou finalizar esse desabafo com uma frase que levo para meu dia a dia empreendedor:

"Seja tão boa a ponto de não conseguirem te ignorar". do ator Steve Martin.

Eu levo pra vida. Supero diariamente os "nãos" que recebo (faz parte). Supero inclusive alguns preconceitos escondidos, sem nem perceber.

Mas tudo bem; Eu sou resistente onde quer que eu vá. É assim que tenho que ser pois minha cor é parte do que eu sou. E não vejo nela NADA que possa me envergonhar.


A sua dor é compartilhada por nós. Então continue e seja boa até que não consigam te ignorar.



Fontes:

https://seesp.com.br/mulheres-negras-ganham-57-menos-que-homens-e-42-menos-que-mulheres-brancas/


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page