top of page

Como gerir um negócio sendo Euempresa


Se você está lendo esse texto, certamente está empreendendo. E a maioria de nós começa em carreira solo, pra diminuir custo. Mas aí enfrenta sérios problemas pra dar conta de todas as demandas: Produzir, organizar, vender, enviar, lidar com o atendimento, realizar o acompanhamento das contas, produzir conteúdos e etc. O dia só tem 24h, nele temos que dormir, comer, cuidar da casa, de filhos (quando os temos) e da empresa! Ufa... é cansativo mas é a realidade de muitos empreendedoras. Dados do Sebrae mostram que País tem cerca de 30 milhões de pessoas com empreendimento próprio, sendo apenas 11 milhões de MEIs. Nove em cada dez donos de negócios no Brasil não têm funcionários.

Ou seja, muitos empreendedores lidam com essa realidade da melhor forma possível, muitas vezes negligenciando áreas da empresa que precisam de acompanhamento contínuo, para que o negócio cresça e desenvolva.

E é por isso que hoje eu quero compartilhar uma rotina básica para que você aplique no dia a dia em sua gestão e garanta que não está perdendo oportunidade de crescer!

  1. Atendimento:

Defina horário de atendimento e respeite: Não dá pra atender o tempo todo sem parar. Ao definir um horário de atendimento (e segui-lo), seu cliente saberá qual horário você estará disponível para atendê-lo e você também poderá se organizar para resolver outras coisas.

Canais de Atendimento: Cheque pelo menos 1x ao dia, todos os canais de atendimento que deixou disponível ao seu cliente: caixa de e-mail, chats e WhatsApp. Defina um tempo curto para checagem e o tempo de intervalo em que irá checar novamente.


2. Marketing:


Monte um calendário editorial: Separe dois dias (ou dissolva essa atividade no dia a dia) para elaborar o conteúdo. Em um deles você lista tudo e faz rascunhos do que irá publicar. No outro, monta as artes e programa tudo que será publicado nos próximos 30 dias.

Estratégia: Elabore um rascunho com as datas mais importantes para seu negócio, programe o que será feito com 30 a 60 dias antes.


3. Financeiro:


Produza em lote: Isso facilita o controle de custos e diminui as demandas de lançamentos.

Contas na ponta do lápis: Anote em um local próprio pra isso, todos os custos e as vendas. Entradas e saídas! Faça no caderno, na planilha ou utilize um sistema. O importante é fazer isso onde é mais prático pro seu dia a dia.


4. Operação:


Terceirize: Tudo que você faz mas é indiferente você ou outra pessoa executar, ou mesmo que há alguém mais qualificado pra realizar, delegue! Isso diminui sua multifuncionalidade e te deixa focar no que você é melhor.

Mexa no estoque sem pressa: Nada de correria, sempre que estiver com contato com seu estoque, seja cautelosa e minuciosa. Isso evita o retrabalho de perder tempo procurando itens, vender coisas que não tem em estoque, acumular itens que poderiam já ter entrado em alguma liquidação.


5. Preparação:


Invista em conhecimento: Por mais corrido que seja, invista em atualizações: cursos, palestras, eventos e etc. Essa ação pode mudar o jogo do seu negócio.

Leia Mais: Leia, assine newsletter de sites que produzem conteúdos direcionados ao seu negócio. Quanto mais antenada estiver, melhor sua empresa se sairá diante das mudanças e poderá inclusive se beneficiar através de oportunidades.


Eu sei, querida empreendedora, que não vai ser fácil colocar essas minhas dicas em prática da noite para o dia. Mas você pode implantar uma coisinha de cada vez. Esses hábitos vai te manter de olho atento tanto dentro como fora de seu negócio. Possibilitando ver possíveis fraquezas de sua empresa, como vantagens que ainda não foram exploradas. Assim como prever perigos e oportunidades.


Ainda que pequenos, nossos negócios têm potencial de transformar realidades, em especial a nossa. Então por que não testar uma rotina mais estratégica?

Se o foco é crescer, então esse é o momento de plantar. Então vai lá, respira fundo e mão na massa!




Fonte: https://br.financas.yahoo.com/noticias/9-a-cada-10-empreendedores-nao-tem-funcionarios-45-recebem-um-salario-minimo-183122710.html?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAALUP5qvsfe7s2O55ArhjiNcZ2x46FfnRpOkyoPU-ZEzkAmO1bqyrEsS9EDoUK3EJzpAoVvr186ZKEDmhPWLx_46H2ySVtQuYno_aM8B54uV7JJtf9CiCXVQR3mZW5fhTIEnR-tyPgkcF-z1rrkCUi5gRIpmIu9Kt6NVGgectt1E4

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page