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Debora Vazon

Dizer Não para o Cliente

Aquele dilema que está te limitando a crescer! Leia pra entender.


Levanta a mão,quem não se sente desconfortável em dizer um não, mediante a um "pedido extra" do cliente?

Auele pedido de um algo a mais, "coisa rápida" que você sabe fazer, cobra por isso inclusive, mas que fará a ele por "amizade"?

É minha amiga empreendedora, esse texto é pra você!


Dias atrás eu, que também empreendo e cuido da gestão comercial de meu negócio, recebi um pedido de uma cliente. Agregaríamos algumas atividades (fora da proposta inicial); Coisa pouca, esporádica mas que a mesma precisa de um pequeno suporte ali.


Primeiro eu aceitei. Depois considerei com uma cabeça mais administradora. Existia o real risco de eu perder o contrato em não aceitar? Não, afinal tudo que estava na proposta e contrato, estava sendo realizado com dedicação.

Outra pergunta: Essa nova atividade de fato traria benefícios para a empresa? Também Não!


Então tive que dar um posicionamento final: Falei que não daria para atender dentro das circusntâncias que me foi apresentada. Apresentei os custos que tal atividade me traria, e como funcionaria a dinâmica para que essa nova atividade fosse desempenhada com a qualidade da qual ela já estava acostumada a ter conosco.

E assim sendo, chegamos a uma decisão, juntas.


Eu fiquei satisfeita por essa evolução empresarial. Dizer não, pra nós mulheres, em qualquer circunstâncias é muito difícil. Mas não deve ser!


Eu te contei uma situação que passei aqui, mas sei que você aí também já passou por muito aperto por perder a oportunidade de falar um não. Foi aceitando, vendo o trabalho triplicar sem retorno financeiro. E se sentindo mal, por ter falado não por ver que algo não faria bem ao seu negócio.


Entenda: Negócios são Negócios. O não te liberta de pegar coisas que não fazem sentido pro objetivo traçado! Cada não que você não fala, pode te distanciar do caminho planejado, do cliente perfeito, da estabilidade financeira e as vezes até do seu equilíbrio mental!


Então a partir de agora, sempre que receber uma proposta que não é válida mas é chato dizer não ao cliente: Considere falar com jeito, mostrar o motivo de não aceitar e propor algo que fique mais dentro do seu planejamento.


Ah Débora, mas e se o cliente for buscar outra pessoa?

Bom, minha querida empreendedora.... é sinal de que ele também te trocaria por alguém "que cobra mais barato". Quem quer cliente assim?

Fique tranquila, esse não te abrirá uma oportunidade bem melhor.


Até nosso prócimo post!

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