O que pode significar o Tarifaço
- Debora Vazon
- 31 de jul.
- 1 min de leitura
Entenda como a política de novas tarifas pode impactar o seu negócio.

Diferente das grandes empresas, que tem mais estrutura para absorver mudanças abruptas. As pequenas empresas tendem a sentir maiores impactos em suas respectivas operações quando há mudança brusca em seus custos. Então no post de hoje o objetivo é entender como o "tarifaço" pode refletir no seu negócio.
Vamos iniciar explicando sobre o que o tarifaço.
Tarifaço é a medida financeira aplicada pelo presidente dos EUA Donald Trump estabelecendo uma taxa de 50% para alguns produtos exportados pelo Brasil. Há inclusive uma lista dos produtos que não serão taxados. Então é importante que você os conheça para entender o impacto que seu negócio pode vir a ter.
De uma forma geral, separamos alguns impactos que precisam ser acompanhados na sua operação, tendo em vista esse cenário:
Aumento de custos operacionais;
Oscilação na oferta de matéria prima;
Aumento de custo de matéria prima;
Diminuição de demanda de seus produtos/serviços;
Redução da capacidade de competitividade frente a concorrentes maiores;
Dificuldade de repasse aos consumidores;
Necessidade de inovar.
Portanto, o tarifaço representa um desafio extra à sustentabilidade das pequenas empresas, já que suas estruturas são mais frágeis em um cenário de instabilidade tributária.
É importante ficar atento a eventuais medidas compensatórias, como acesso facilitado a crédito, desburocratização e políticas de incentivo que podem surgir como formas de amenizar e garantir a perpetuação de vários negócios.
Neste momento é importante estar sempre atualizado buscando não só aproveitar as medidas compensatórias, mas também que busque inovação para fortalecer seu negócio no mercado enquanto ele enfrenta esse período de turbulência e ajustes.
Comentários