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Debora Vazon

Como analisar o desempenho anual do seu negócio?

Chegamos ao final do ano. É hora de analisar os resultados do seu negócio e neste post você aprenderá como fazer esse processo, passo a passo.





Chegamos ao ultimo mês do ano, hora ideal pra checar os resultados. Esse processo é muito importante, afinal planos foram feitos no começo do ano e precisamos entender o desenvolvimento do nosso negócio.


Se você não fez um planejamento anual, fique por aqui, em Janeiro teremos um post ensinando passo a passo e cedendo um material de apoio para a elaboração do seu planejamento anual.


Dito isso, vamos ao que o nos interessa no momento!


Dica n.º 1 - Comece pelos números


Nessa primeira etapa você vai usar o planejamento apenas para saber quais dados você decidiu mensurar. Com eles em mãos abra um Excel e coloque os resultados mês a mês em cada coluna (o objetivo é ver a evolução ou não desses dados).


Faça esse processo com todos os itens que foram projetados para acompanhar.

Caso tenha algum que você esqueceu de mensurar no decorrer do ano, sinalize a parte pois é um ponto de atenção.



Dica n.º 2 - Não acrescente dados que não foram planejados


No decorrer de 12 meses nosso negócio pode sofrer várias alterações não planejadas. Isso é mais comum do que se imagina, pelo menos para quem está iniciando nos planejamentos. Porém neste momento, ao avaliar os resultados você não deve incluir outros indicadores não previamente estabelecidos. Isso porque eles deverão ficar incompletos, pois você só irá considerá-los da data do evento, adiante.


Para melhor qualidade dos dados e uma conclusão mais real, não inclua nos índices pela metade. Mas reserve que iremos utilizar na hora do fechamento das informações.


Dica n.º 3 - Hora de usar o planejamento


Hora de usar o planejamento!

Neste documento há metas para cada item que planejou crescimento ou redução. Essa meta pode estar em porcentagem ou em números exatos. Esse é o momento de dar aquele "check" em tudo que alcançou. Você pode diferenciar as metas que ultrapassou o planejado (afinal nessa próxima fase iremos analisar o que nos levou ao resultado).


Dica n.º 4 - Vamos analisar


Alcancei o resultado, é o fim? Claro que não.

Vamos entender aqui as perguntas que temos que fazer aos números que estão aparecendo na nossa frente.


Em caso de Alcance:

  • Em quanto tempo o resultado foi alcançado?

  • Quantos porcentos passou da meta?

  • Quais foram os métodos utilizados para alcançar?

  • Quantos recursos foram utilizados?

  • Teve alguma mudança de investimento para alcançar esse resultado?

  • Qual a classificação dessa meta? (fraca, moderada ou desafiadora?)

  • Os resultados poderiam ser repetidos nas mesmas condições?

Responder essas perguntas analisando seus números é de grande importância pois servirá como guia para construção do próximo planejamento e na construção de novas metas.


Em caso de Não Alcance:

  • O quanto da meta foi alcançada? (em porcentagem)

  • Quais foram as dificuldades encontradas no caminho, que não estavam previstas no planejamento?

  • Quais recursos ficaram pendentes?

  • Quais foram as iniciativas para reverter o resultado?

  • Qual foi o melhor mês considerando a meta como objetivo?

  • O que foi feito diferente neste mês que não poderia ser replicado nos demais?

  • Qual foi o pior mês para a meta?

  • Houve algum problema não programado para justificar o ocorrido?

  • Qual a classificação dessa meta? Cite o motivo.

Ao responder essa pergunta, pode ser que o motivo esteja naquele indicador que não era controlado e que fez toda a diferença no final.



Dica n.º 5 - Realize um Fechamento


Hora de "ler" seus resultados. Responda as questões:

  • A maior parte das metas foram alcançadas?

  • Se sim, elas estavam em que classificação?

  • Elas são suficiente para gerar resultados de crescimento para seu negócio?

  • O planejamento utilizado como base, considerou a verdadeira realidade do seu negócio?

  • Quais adaptações você deve executar para o próximo período?

  • Diante das metas não fechadas, sua empresa conseguiu encontrar boas soluções?

  • Todos os envolvidos no alcance dos resultados, sabem que existe um planejamento e metas para ser alcançadas?


O segredo está em saber usar um planejamento


Planejar é importante, mas a elaboração do plano de ação e o fechamento dele, tem igual valor. Você nunca saberá escolher o melhor caminho, se não consultar seu plano. E nunca saberá se chegou, se não realizar o fechamento!

Todas as ações durante os 10 meses do meio deverão ser baseadas no objetivo de seu plano de negócios.

Então aproveite esse mês para "ler" o desenvolvimento do seu ano e realizar um novo planejamento considerando a nova realidade de seu negócio.


Te desejo um ótimo fechamento! Até ano que vem :)

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