A arte de trabalhar primeiro, a sua flexibilidade
Eu também sou mãe empreendedora, então tenho lugar de fala nessa questão: Ser mãe e empreender é trabalhar sua flexibilidade ao máximo. Mas esse texto tem na verdade, a intenção de te acolher e te fazer entender que não está só "nesse rebolado constante".
Nasce uma mãe e junto, a vontade de empreender (para algumas). Mas o fato real mesmo é que, de acordo com o Sebrae-MG, 7 a cada 10 mulheres decidem empreender após o nascimento dos filhos. A maioria foi motivada pela maternidade e a busca por um trabalho que permitisse maior flexibilidade de horários, já que são elas que precisam, dentro de casa, dedicar mais tempo às atividades domésticas e aos cuidados com os filhos.
Acontece que empreender também é um trabalho, e pra dar certo a gente tem que trabalhar! Parece óbvio mas na prática não é. Diariamente mães empreendedoras são sobrecarregadas de demandas diversas, que geralmente não são compartilhadas com outros responsáveis. E essa demanda pressiona os resultados dos negócios, que tende a cair.
Diante das múltiplas pressões, muitas vezes a gente conclui ser: uma péssima mãe, uma péssima profissional e uma péssima dona de casa! Já aconteceu por aí? Porque aqui já, e foram várias vezes.
Mas fique tranquila, esse sentimento é legítimo mas essa constatação não é verdadeira.
Estamos diariamente exercendo o papel de mais de uma pessoa. 2, 3,4 ou muito mais. E tudo isso ao mesmo tempo, por aproximadamente 18h ao dia!
E essa é a causa do rebolado, minha querida empreendedora... Fazer essa matemática fechar no final do dia (e do mês). Não deixar o desânimo, a canseira e o desgaste, derrubar o nosso bambolê.
Não é fácil, mas sabe que cheguei a uma conclusão interessante? Descobri que eu gosto de rebolar! (risos)
O empreendedorismo de fato me trouxe a flexibilidade que eu precisava para maternar. Mas aqui, cabe o adendo, de que fiz minha escolha e abri mão da estabilidade financeira. E está tudo bem, foi uma escolha consciente.
Sou apaixonada pelo meu empreendimento, e pelos meus filhos. Achei nesse caminho a solução ideal para me desafiar. Sou consciente de que em outros caminhos também teriam ônus.... essa é a vida.
Se por aí você sentir que as demandas estão te pressionando, apertando, esticando.... comece a usar a sua flexibilidade. Diminua suas expectativas, aumente seu planejamento e pratique a solução de problemas (muito útil essa habilidade).
Ser mãe empreendedora não é "o que tem pra janta", é uma escolha que você fez! Apodere-se do poder da sua escolha, e flexibilize.... vale a pena.
Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/05/07/sete-a-cada-dez-mulheres-comecaram-a-empreender-depois-de-ter-filhos-diz-pesquisa.ghtml
Comments